domingo, 28 de outubro de 2012
sábado, 27 de outubro de 2012
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
A importância da tecnologia na educação
O texto, A
importância da tecnologia na educação da autora Divina Salvador Silva, coloca a
tecnologia como um recurso presente no dia-a- dia do individuo e que a cada
momento está evoluindo de forma rápida, trazendo vários benefícios para a sua
vida ao mesmo tempo que questiona como a escola como tem assimilado essa evolução
tecnológica.
A autora afirma que a escola tem como dever preparar seus atores para o uso do computador como ferramenta importante na construção do conhecimento do seu aluno. Sendo que essa preparação traz benefícios na própria estrutura da aula, podendo em alguns momentos substituir o livro didático por um site e atividades que desperte uma aprendizagem significativa. Uma vez que é importante lembrar que o professor não perde a sua função na vida do aluno se souber é claro ser um bom mediador do conhecimento.
Acredito que esse pensamento da autora está correto devido o momento que estamos passando e nos espera no futuro não muito distante, em que a tecnologia está ocupando um espaço maior em nossas vidas de maneira acelerada a ponto de certa forma nos tornar dependente delas.
Isso pode ser observado em nossa vida secular por meio dos benéficos que o computador promove, e a escola não é diferente, pois, o ensino torna-se mais atrativo e interessante para o aluno, como o caso do hipertexto que permite o mesmo a construir uma rede de conhecimentos gerando uma aprendizagem significativa e produtiva na sua vida. Mas é preciso que os professores fiquem atentos para essas mudanças procurando aprimorar seus conhecimentos para fazer um uso significativo dessa ferramenta . Enfim a tecnologia é um recurso valioso em nossas vidas.
A autora afirma que a escola tem como dever preparar seus atores para o uso do computador como ferramenta importante na construção do conhecimento do seu aluno. Sendo que essa preparação traz benefícios na própria estrutura da aula, podendo em alguns momentos substituir o livro didático por um site e atividades que desperte uma aprendizagem significativa. Uma vez que é importante lembrar que o professor não perde a sua função na vida do aluno se souber é claro ser um bom mediador do conhecimento.
Acredito que esse pensamento da autora está correto devido o momento que estamos passando e nos espera no futuro não muito distante, em que a tecnologia está ocupando um espaço maior em nossas vidas de maneira acelerada a ponto de certa forma nos tornar dependente delas.
Isso pode ser observado em nossa vida secular por meio dos benéficos que o computador promove, e a escola não é diferente, pois, o ensino torna-se mais atrativo e interessante para o aluno, como o caso do hipertexto que permite o mesmo a construir uma rede de conhecimentos gerando uma aprendizagem significativa e produtiva na sua vida. Mas é preciso que os professores fiquem atentos para essas mudanças procurando aprimorar seus conhecimentos para fazer um uso significativo dessa ferramenta . Enfim a tecnologia é um recurso valioso em nossas vidas.
Educação e Tecnologia: uma aliança necessária
“Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar e a aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real transformação. (...) Em síntese, só terá sentido a incorporação de tecnologia na educação como na escola, se forem mantidos os princípios universais que regem a busca do processo de humanização, característico caminho feito pelo homem até então”. (RENATO, Eduardo José. Informática e educação, 1997,05).
“A importância da reforma dos
sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma
prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna. Não é à
toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou
mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica.”
Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas
essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham
espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à internet, software de
criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Estas
são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no
ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.
Entretanto, apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, segundo estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares.
De acordo com o pedagogo Arnaud Soares de Lima Júnior, “o acesso às redes digitais de comunicação e informação é importante para o funcionamento e o desenvolvimento de qualquer instituição social, especialmente para a educação que lida diretamente com a formação humana”.
No entanto, ele ressalta que os modos de viver e
de pensar a organização da vida estão em crise. Está em curso uma mudança
qualitativa em virtude da rápida transmissão de informações entre as
sociedades, rompendo com isso as barreiras geográficas dos países. Entretanto, apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, segundo estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares.
De acordo com o pedagogo Arnaud Soares de Lima Júnior, “o acesso às redes digitais de comunicação e informação é importante para o funcionamento e o desenvolvimento de qualquer instituição social, especialmente para a educação que lida diretamente com a formação humana”.
“Por isso, cabe à educação uma parcela de responsabilidade tanto na compreensão crítica do(s) significado(s) desta transformação, quanto na formação dos indivíduos e grupos sociais. Estes devem assumir com responsabilidade a condução social de tal virada, provocada, entre outros fatores, pela revolução nas dinâmicas sociais de comunicação e de processamento de informação”, analisa Arnaud.
http://www.overmundo.com.br/overblog/educacao-e-tecnologia-uma-alianca-necessaria
sábado, 20 de outubro de 2012
Pensando na nossa cultura, nos nossos hábitos individuais de vida, podemos afirmar que estamos vivendo uma era tecnológica, fica explícito no nosso meio social, o quanto a tecnologia é colaborativa diminuindo a distância, entre as diferentes culturas, ela tornou se possibilidades na construção do conhecimento, por isso, que nosso blogger traz em seu nome os dois conceitos: Educação e Tecnologia, almejando refletir aqui nesse espaço, sobre a importancia da interação desses dois conceitos na vida e na formação integral do sujeito.
Sejam bem vindos!
O conhecimento não acontece na individualidade, acredita-se que o mesmo acontece no encontro, na troca de experiência, é de acordo com essa reflexão, que esse espaço encontra-se aberto para a construção do conhecimento.
Att: Alda Cristina
Att: Alda Cristina
Assinar:
Postagens (Atom)


